-
Arquitetos: Ana Costa, arquitectura e design Ida
- Área: 6320 m²
- Ano: 2020
-
Fotografias:Fernando Guerra | FG+SG, Ricardo Oliveira Alves
-
Fabricantes: Carpilux, Les Acrobates, Luminária Tubo, Mosaic Del Sur, SECCO OS2, THPG, Viúva Lamego, Water Evolution
Descrição enviada pela equipe de projeto. Situado no Largo do Intendente 57, esta intervenção de requalificação devolveu ao edifício o uso habitacional assegurando um uso de caracter mais permanente que contribui para a revitalização desta zona da cidade, que esteve desocupada muito tempo e em que a degradação de muitos edifícios tornou-se muito evidente.
Neste caso, o interior do edifício já tinha sido integralmente demolido e só se mantinham as fachadas Poente e Sul. Considerou-se fundamental a sua reabilitação para a composição da imagem consolidada deste Largo. Para a nova construção, foi proposta uma implantação em “U” composta por um volume central com relação direta com a fachada existente a Poente e dois volumes laterais, um a norte e outro a sul, com frente para as escadinhas do Beco do Benformoso. Este conjunto configura um espaço de jardins e pátios que mantem o escalonamento natural do terreno.
Da mesma forma que se optou pela manutenção do desenho da fachada original, tentando tanto quanto possível manter os seus elementos caracterizadores (vãos, materiais de acabamento, cantarias, cornijas e balaustres) também se quis nas novas fachadas a tardoz criar uma linguagem que não fosse dissonante com o resto do edifício.
Assim, e porque a orientação a nascente o tornava natural, criou-se uma frente em estrutura metálica de que suporta as varandas e as galerias de acesso aos apartamentos e que também têm uma função de sombreamento. Para além de ser algo característico das traseiras lisboetas, esta estrutura reticulada permite resolver a relação da nova construção com as fachadas existentes.
Relativamente às coberturas propõe-se que se mantenha a morfologia original de duas águas, em telha de canudo em barro vermelho.
A organização funcional deste conjunto foi desenvolvida com base num programa de 49 tipologias pequenas com áreas entre 80m2 a 120 m2.
É importante referir que o acesso aos apartamentos situados no piso 0 é feito diretamente pela rua o que permitiu manter a caracterização dos vãos e valorizar a relação com a rua.
As restantes tipologias distribuem-se nos outros pisos tirando partido das diferenças de cota da envolvente, aproveitando para criar tipologias em dúplex que permitem melhor aproveitamento dessas relações. Nas pequenas tipologias esta dimensão do “volume” permite uma perceção de mais espaço.